Exames

Ecocardiograma com estresse farmacológico
Sabemos que o exame do coração leva-o uma situação de expectativa e até mesmo de preocupação em relação aos seus resultados. Portanto, para aliviar a possível angústia dessa espera, procuremos esclarecer-lhe alguns aspectos desse exame.

O que é? E para que serve o Ecocardiograma com estresse?
O Ecocardiograma com estresse consiste num exame que avalia a possível presença de lesões obstrutivas do sistema arterial coronário e a presença de musculatura viável em pacientes sabidamente cardiopatas, que pode auxiliar o seu médico na necessidade ou não de outros procedimentos mais invasivos.


O paciente fica em repouso, recebendo uma medicação endovenosa (Dobutamina ou Dipiridamol, associados ou não á Atropina) que aumenta sua freqüência cardíaca e a contratilidade do músculo cardíaco. Durante o exame, o paciente permanece sob rigorosa monitorizarão de sua frequência cardíaca, pressão arterial e imagem ultracenografia do coração. Uma enfermeira procede à punção venosa, verifica a pressão arterial e a freqüência cardíaca do paciente. O médico ecocardiografista avalia a contração do músculo cardíaco a cada estágio de infusão da medicação, interrompendo o exame quando o paciente atinge uma determinada frequência cardíaca (semelhante ao teste da esteira, onde esta frequência é determinada através de uma fórmula que varia segundo a idade do paciente).

O exame completo dura aproximadamente uma hora, incluindo a realização de eletrocardiograma prévio, punção venosa, infusão de medicação, e eletrocardiograma no pico da infusão da medicação.

Após a interrupção do exame, o paciente permanece em repouso durante aproximadamente trinta minutos, sendo liberado após a reavaliação médica.


Instruções:
- Estar em jejum de no mínimo quatro horas.
- Não ingerir café, chá, chocolate ou refrigerante no dia do exame e no dia anterior.
- Para as mulheres, evitar o uso de vestido, dando preferência por estar de blusa abotoada na frente, e calça comprida ou saia.
- Não suspender a medicação em uso, a não ser por recomendação expressa de seu médico.
- Trazer resultados dos últimos exames cardiológicos (teste ergométricos, cateterismo, angioplastia, relatórios de cirurgia, etc).
- Vir acompanhado por um adulto.


Duração média do Ecocardiograma com estresse farmacológico:
90 minutos, inclusos os 30 minutos de repouso.


Tempo estimado para entrega do resultado:
Três dias úteis a realização do exame, ou um dia quando solicitado pelo médico como urgente.


A correta interpretação dos resultados.
O resultado de qualquer exame, para ser corretamente interpretado, deve ser relacionado com uma série de outros dados que só o seu médico possui. Desse modo, qualquer dúvida em relação ao resultado do exame, deve ser solucionada com o médico que o solicitou.

Necessidade de complementação do exame:
Em alguns casos, pode ser necessária, a critério do médico, a complementação do exame. Quando isso ocorrer, o cliente será contatado por nossa clínica para retormar ao serviço.

É necessário marcar antecipadamente um horário para a realização do:
Ecocardiograma com estresse farmacológico:
Central de atendimento telefônico: (0xx11)3653-1000.

 

 









.

Home   |   Contato   |   Copyright © 2008 - Re9 Comunicação
Rua Avelino Lopes, 267 - Centro - Osasco / SP   -   CEP: 06090-035   -   Tel.: (11) 3653-1000 / 3653-1015