Exames

M.A.P.A (monitorização ambulatorial de pressão arterial)
Sabemos que o exame do coração leva-o uma situação de expectativa e até mesmo de preocupação em relação aos seus resultados. Portanto, para aliviar a possível angústia dessa espera, procuremos esclarecer-lhe alguns aspectos desse exame.

O que é: E para que serve o M.A.P.A?
Exame realizado com aparelho digital para a pressão arterial durante 24 horas em intervalos variáveis de 20 a 30 minutos. O manquito semelhante a um aparelho de pressão convencional será instalado em um braço e conectado a um gravador digital através de um tubo. Muito importante para pessoas em que existe dúvida quanto à definição de hipertensão arterial, controle medicamentoso, afastando a possibilidade da “hipertensão do jaleco branco” que ocorre por reação de alerta quando da visita ao médico, entre outras.

Instruções:
Este exame não deve modificar sua rotina diária, pelo contrário, seu médico precisa conhecer  como se comporta a sua pressão arterial durante um dia normal de sua vida.

Recomenda-se não dirigir muito durante 24horas. O sucesso de seu exame dependerá de sua colaboração e a sua ajuda permitirá ao seu médico ter melhores dados para avaliação de seu estado clínico.

Caso você esteja tomando algum remédio, verifique com seu médico se ele quer que o exame seja realizado com ou sem medicação. Trazer o nome e mg das medicações (pressão e coração) em uso por escrito. O aparelho vai verificar a pressão a cada 20 minutos até as 22hs depois passará a verificar a cada 30 minutos, voltando há 20 minutos a partir das 7hs do dia seguinte.

Compareça a clínica com roupas adequadas (blusa ou camisa folgada e aberta na frente) para facilitar a instalação do aparelho.
Cliente do sexo feminino vir sem soutien.
Tomar banho antes de vir realizar o exame.
Trazer um cinto para segurar o aparelho na cintura.

Você recebera um formulário (Diário do Paciente) no qual deverá ser anotadas suas atividades mais importantes, por exemplo: assistir televisão, dirigir, almoçar, jantar, trabalhar em pé, tomar medicamento, estado psicológico ou de humor, etc anote sempre colocando o início e o fim de cada atividade na coluna de “Atividade”. Caso você apresente algum sintoma, por exemplo: dor no peito, dor de cabeça. Tontura, palpitações, zumbido no ouvido, dor de nuca, anote sempre marcando o início e o fim do sistema na coluna de “Sintomas”.

Sempre que ouvir o sinal do gravador ou sentir enchimento da bolsa do aparelho no seu braço você deverá parar o que estiver fazendo, não se movimentar e não conversar a medição que dura aproximadamente dois minutos, permanecendo parado, com a mão aberta e relaxada a fim que o seu braço fique mais retificado e paralelo ao corpo. Espere alguns instantes após a medição para retornar às atividades.

Atenção
Se o aparelho não conseguir fazer as medições (vai ficar apitando), então desligue (tecla liga e desliga) Verifique se a borracha está dobrada ou o manguito mal posicionado, posicione-o adequadamente e ligue novamente o aparelho (tecla liga e desliga) vai parecer uma sequência de dígitos e em seguida o horário, aperte a tecla manual início, o aparelho vai continuar a fazer as medições normalmente.

Não remova o gravador de sua capa de carregador. Durante o sono procure deitar de costas ou do lado direito e permanecer com o aparelho no cinto tomando cuidado para não desligá-lo. Caso o aparelho desligue, acionar a (tecla liga e desliga) vai aparecer uma sequência de dígitos e em seguida o horário, aperte a Tecla Manual  Início.
Nunca tome banho ou nade enquanto estiver usando o gravador.
Coloque sempre o horário de início e fim de cada atividade.

Duração média do  M.A.P.A:
De 18 a 24 horas
Tempo estimado para entrega dos resultado: três dias úteis após a realização do exame, ou 40 minutos quando solicitado pelo médico como urgente.

A correta interpretação dos resultados:
O resultado de qualquer exame, para ser corretamente interpretado, deve ser relacionado com uma série de outros dados que só o seu médico possui. Desse modo, qualquer dúvida em relação ao resultado do exame, deve ser solucionada com o médico que solicitou.

Necessidade de complementação do exame. Em alguns casos pode ser necessária, a critério do médico, a complementação do exame. Quando isso ocorrer, o cliente será contatado por nossa clínica para retornar ao serviço.

É necessário marcar antecipadamente um horário para realização do M.A.P.A.
Central de atendimento telefônico: (0xx11) 3653-1000

 

 









.

Home   |   Contato   |   Copyright © 2008 - Re9 Comunicação
Rua Avelino Lopes, 267 - Centro - Osasco / SP   -   CEP: 06090-035   -   Tel.: (11) 3653-1000 / 3653-1015